Home » As "Cowriocas" estão chegando. As vacas invadem a cidade maravilhosa.CowParade Rio 2007 As vacas invadem a cidade maravilhosa, CowParade Rio 2007
Elas já foram vistas em Nova York, Londres, Tóquio, Paris, São Paulo e muitas outras cidades do mundo. Em 2007 as coloridas vaquinhas da CowParade invadem a cidade maravilhosa.
As ruas da cidade maravilhosa vão receber a maior e mais divertida exposição de rua do mundo. A CowParade – mostra de vacas em fibra de vidro pintadas por artistas diversos e que ficam espalhadas pelos pontos mais movimentados de uma cidade – invade o Rio de Janeiro em setembro mas já movimenta os negócios locais.
Com apenas 9 anos de existência, a CowParade já foi vista por mais de 100 milhões de pessoas, em pelo menos 37 cidades em todo o mundo. No Brasil, já passou por Belo Horizonte, São Paulo e se prepara para aterrissar em terras cariocas.
No Rio, o processo de seleção de artistas teve início no mês de maio. Um comitê especializado será responsável pela escolha de artistas plásticos, designers, arquitetos, estilistas, entre outros profissionais, além da criteriosa seleção por meio da internet. Isso significa que parte das vacas será pintada por renomados artistas e outra parte será prestigiada por novos talentos.
A exposição representa ainda uma grande oportunidade para que as empresas possam investir em um patrocínio diferenciado. Cada vaca pode ser “adotada” por uma empresa que estaria ajudando a custear todo o projeto. Este processo já teve início no Rio e está sendo realizado pela empresa Toptrends, responsável pela vinda da CowParade para o Brasil.
No final de cada mostra - no caso do Rio, em novembro -, há um leilão, onde a renda arrecadada é revertida em prol de algum projeto social da cidade expositora. No Rio, a organização escolhida foi a “Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro”, ligada a prefeitura municipal.
A CowParade já é considerada um fenômeno da responsabilidade social por arrecadar US$ 11 milhões para projetos sociais e já virou febre no mundo inteiro. Existem cerca de 160 miniaturas de vacas que são comercializadas nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia e colecionadas por milhares de pessoas.
O circuito das divertidas vacas tem início no dia 4 de setembro e termina no dia 4 de novembro, quando haverá o leilão. A estimativa é que o Rio de Janeiro seja campeão no número de esculturas no Brasil, onde são esperadas cerca de 150 peças.